CHAPE: ABREDIF recebe mensagem especial de Diretor Funerário da Colômbia

O presidente da ABREDIF, Lourival Panozzi, recebeu uma mensagem especial do Diretor Funerário Jaime Oquendo Zapata, presidente de um grupo funerário que atua na Colombia, México, Venezuela e EUA e membro da ALPAR, sobre a tragédia com o avião que ttransportava jogadores e equipe técnica do Chapecoense e jornalistas.

“Sentimos como se fosse nossa essa tragédia e esperamos, do fundo de nossos corações, que o povo brasileiro possa superar toda a tristeza que ela gerou. Um abraço.”, comentou Oquendo. Na tarde de 01/12.

A tragédia espalhou tristeza pelo futebol do mundo todo e especialmente entre colombianos e brasileiros.

O trabalho de resgate, reconhecimento e preparação dos corpos foi feito rapidamente pelos serviços do país vizinho, que montou uma estrutura especial para atender as vitimas do desastre aéreo que vitimou 71 pessoas.

Na saída do IML, em Medelin, carros das empresas funerárias que prepararam os corpos aguardavam em fila para agilizar os trabalhos. Tudo foi feito entre a manhã de quinta-feira e tarde de sexta, para quando está previsto o embarque dos corpos nos 3 aviões enviados pela Força Aérea Brasileira.

O processo de preparativos para o traslado foi mais rápido que o comum, graças ao esforço dos governos do Brasil, Colombia, Venezuela e Paraguai, que trabalharam juntos na tarefa.

Na Colombia, as empresas funerárias também fizeram um esforço conjunto para atender o caso e montaram estruturas especiais para atender inclusive os familiares das vítimas que viajaram para o país.

 

Velório – Os jogadores e comissão técnica do Chapecoense serão velados coletivamente no estádio Indio Condá, em Cahpecó-SC.

O funeral está previsto para sábado (03/12). Nos primeiros 45 minutos, o acesso ao gramado só será permitido aos familiares e amigos autorizados. Depois, será permitida a entrada dos torcedores nas arquibancadas. O velório coletivo deverá durar quatro horas. Na sequência, cada família estará liberada para um velório particular. Telões serão colocados na parte externa da arena.

Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior) e Eduardo de Castro Filho (Duca) serão velados em Curitiba -PR, na Capela Vaticano nas salas Diamond Vip Room e Diamante respectivamente. A pedido da família o acesso à Capela Vaticano será restrito a familiares e amigos próximos.

Antes do corpo do Caio Júnior seguir para o velório será realizada uma missa na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Igreja dos Passarinhos), aberta ao público e aos fãs. A previsão é que a missa seja realizada na manhã de Domingo. Ao fim dos velórios será realizada uma homenagem com soltura de balões.

Pesar – O Crematório Vaticano também se manifestou sobre o ocorrido em nota oficial: “Neste momento de perda e profunda tristeza, o Crematorium Vaticano manifesta seus mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol, seus torcedores, aos meios de comunicação, e em especial às famílias e amigos que sofreram perdas irreparáveis na madrugada da última terça-feira (29).”