As mais estranhas superstições de Ano Novo

As pessoas inventam todo o tipo de coisa para ter sorte no Ano-Novo. Algumas superstições até têm fundamento – como por exemplo a da joaninha dar sorte: ela se alimenta de insetos que são pragas em plantações e isso é uma coisa que vem de nossos ancestrais agricultores. Porém, algumas simplesmente não têm explicações.

Não mate joaninhas – Os antigos acreditavam que a joaninha era sinal de boa colheita e, portanto, de boa sorte

Use maquiagem nos olhos – Antigos egípcios acreditavam que maquiagem evitava que espíritos maus entrassem pelos olhos.

Cumprimento metaleiro – A mão fechada com apenas os dedos “mindinho” e “fura bolo” levantados pode ser uma saudação popular entre os rockers, mas, para os italianos, a “mano cornuta” servia para afugentar maus espíritos.

Cuidado com carnes – Frango não pode, porque a galinha cisca movendo as patas para trás, indicando retrocesso. Porco, por outro lado, é bom, porque porco “fuça” movendo o focinho para frente, indicando progresso. Peixe também vale, pois ele só nada para frente.

Use roupas novas e vermelhas – Muitas pessoas acham que usar roupas novas no Ano-Novo é como se apresentar como uma folha em branco. Por isso, muita gente usa roupa nova e branca. Porém, há quem acredite que o vermelho é uma cor que atrai felicidade e boa sorte.

Nasça – Bebês que nascem no primeiro dia do ano têm sorte por toda a vida

Atenção às borboletas – Se a primeira borboleta que você observar, em pleno voo, em um Ano-Novo for da cor branca, isso quer dizer que vai ser um ano próspero.

 Não chore – Nossos ancestrais acreditavam que chorar durante o Ano Novo é sinal de mau agouro.

Abra portas – As portas da sua casa devem ficar todas abertas, para que o ano velho possa ir embora. Isso não é recomendado caso você vá viajar. Daí, é melhor trancar todas as portas de sua casa.

Beije a pessoa amada – Os antigos acreditavam que beijar a pessoa amada na virada do ano traz boa sorte no resto dele.

Dance em volta de uma árvore – Acredita-se que dançar em torno de uma árvore, ao ar livre, durante a virada do ano traz sorte e prosperidade.

Não lave louça – Pessoas acreditam que lavar louças ou mesmo lavar o cabelo no primeiro dia do ano pode significar morte de um ente querido.

Pague suas dívidas – Não leve contas para o Ano Novo. Tanto porque é um assunto inacabado quanto pela taxa dos juros, que é aviltante.

Que tudo esteja cheio – Deixe a carteira cheia de dinheiro. Mantenha geladeira com bastante comida e a despensa repleta de alimentos durante o primeiro dia do ano. Isso atrai fartura.

Aceite visitas – Acredita-se que você não deve sair de casa antes de receber sua primeira visita no ano. E essa visita tem que trazer algum presente.

Atenção à direção do vento – Se o vento estiver vindo do leste, isso pode significar que há catástrofe a caminho. Se o vento estiver vindo do oeste, significa sorte e, talvez, morte de alguém importante. Se o vento estiver vindo do sul, quer dizer que o ano vai ser próspero e, se o vento vier do norte, significa que vai chover.

Coma uvas – A tradição espanhola diz que quanto mais uvas você conseguir comer na virada do ano, mais sorte você vai ter. Lentilha e romã também são alimentos ligados à prosperidade.

Faça as malas – Circule sua casa com uma mala nas mãos. Esse ritual é para quem quer mudar de vida.

Atraia o ouro – Usar amarelo na passagem do ano atrai dinheiro. Vale qualquer peça de roupa, até as que ficam escondidas.

No mar – Pular 3 ondas seguidas. Essa só vale se você não tiver bebido ainda. Cuidado para não se afogar, porque aí é azar na certa!

Deixar para trás – Tome um banho de cachoeira ou use uma mistura de sal grosso e ervas como arruda e alecrim no último dia do ano. Isso serve para tirar as impurezas e te preparar para melhores vibrações